O Falar Santo e o Calar

banner tempo de calar 

Salmos 141: 3 – “Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.”

Provérbios 21:23 – “O que guarda sua boca e sua língua, guarda sua alma das angústias.”

I Pedro 3:10 – “Porque quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano”

 

INTRODUÇÃO

A Palavra do Senhor fala que nós, os servos de Deus, somos templo do Espírito Santo.

E é só nessa condição que o nosso falar será santo, um falar que é fruto da ação do Espírito Santo nas nossas vidas.

Na carta de Tiago 3:8, a Palavra do Senhor nos fala que: “nenhum homem pode dominar a língua. É um mal que não pode refrear; está cheia de peçonha mortal”.

Com o Espírito Santo dirigindo o nosso falar, então este falar será santo – um falar para bênção, para edificação, para alegria entre os irmãos, para o louvor do Senhor.

O Senhor quer hoje nos ensinar que, à medida que o nosso falar for santo, nós estaremos sendo preservados dos ataques do inimigo. O falar santo é como defesa.

 

DESENVOLVIMENTO

  1. Tempo de Falar

Eclesiastes 3:1e7 – “Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: (…) tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;”

Em I Samuel 25:18 em diante temos o exemplo de Abigail, que falou a seu tempo com Davi e se calou com seu marido Nabal, sabendo esperar o momento certo para falar com ele. E o falar a seu tempo e o se calar a seu tempo trouxeram um grande livramento de morte para toda a sua casa e uma grande bênção para sua vida.

Provérbios 25:11 – “Como maças de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.”

A Bíblia também nos adverte em relação ao falar fora de tempo. Provérbios 18:19O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como ferrolhos dum palácio.”

Provérbios 15:1“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”.

Tiago 3:4-6 compara o poder e a força da nossa língua ao pequeno leme de uma grande nau que se movimenta para onde quer a vontade de quem comanda o leme.

“Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e é inflamada pelo inferno”

  1. Tempo de Calar

Provérbios 11:12 – “… mas o homem de entendimento cala-se.”

Provérbios 17:28 – “Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido.”

Assim como o falar santo edifica, traz bênção e alegria, o calar é uma defesa (arma) poderosa. No silencia – calar a seu tempo – o Senhor agirá por nós. Ele será nosso justo juiz.

Nos dois textos que lemos, I Pedro 3:10 e Provérbios 21:23, a Palavra fala que: o que guarda a boca, e a língua, guarda das angústias sua lama; ama sua vida e verá os dias bons.

Em Provérbios 13:3 lemos: “O que guarda sua boa conserva sua alma, mas o que muito abre seus lábios tem perturbação”

 

CONCLUSÃO

Está muito claro que na Palavra de Deus que:

1º. Uma língua inflamada pelo malte como resultado: contenda, mentira, engano, angústia de alma, perturbação, destruição, e nos leva à morte eterna;

2º Mas a língua dos justos, controlada pelo Espírito Santo tem como resultado: o falar santo, de bênção, de edificação, manancial de vida e nos leva à vida eterna.

Em toda sua Palavra, o Senhor nos orienta a termos um falar santo, a guardar a nossa boca e a nossa língua. E somente com o Espírito Santo agindo em nós, fazendo morada em nossos corações é que podemos alcançar esta bênção de entendermos o tempo de falar e o tempo de calar.

E nesta posição, assim como Abigail, o Senhor guardará nossas vidas, nos livrará do mal, e fará transbordar nossos corações de bênçãos e a Eternidade com Deus será a nossa morada.

Levantando então defesa em nossas vidas, o falar santo, um muro será sendo construído, estaremos sendo livres dos ataques do adversário e nosso destino é a Eternidade com o Senhor.

 

Mensagem retirada do livro “Mensagens para Pastores, Obreiros e Senhoras – Igreja Cristã Maranata – Volume 1”

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close