MÊS DA DEDICAÇÃO – A OBRA DO SENHOR

a festa da dedicação
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” I Co. 15.58 
INTRODUÇÃO
A Obra é do Senhor, mas somos exortados a trabalhar nela com todo o empenhamento, como participantes na sua edificação.
A palavra portuguesa “Obra”, quando usada no Novo Testamento, traduz uma palavra grega (érgon) que significa, simplesmente, “trabalho”.
Que trabalho é esse? O objetivo dessa Obra, nos nossos dias, é a edificação da Igreja. Como Paulo escreve em Ef. 4:12, é “a edificação do Corpo de Cristo”.
A Obra da edificação tem portanto este duplo aspecto: É realizada pelo próprio Senhor, através do seu Espírito Santo, mas é executada por homens e mulheres que Ele escolheu para essa tarefa.
DESENVOLVIMENTO
Esta é a Obra do Espírito.
A condução e supervisão do trabalho de edificação da Igreja. Por isso, a edificação da Igreja é sempre enunciada como o grande objetivo da operação do Espírito Santo.
Paulo escreve em Ef. 4.16 “todo o corpo, bem ajustado… faz o aumento do corpo, para sua EDIFICAÇÃO em amor.”
É verdade que a Obra é do Senhor, é Ele quem a dirige, é Ele quem elege e chama os servos e é Ele quem capacita os obreiros. Mas há uma parte da Obra que o Senhor entregou ao nosso cuidado, como seus servos e mordomos. A sua realização depende muito da nossa atitude de fidelidade, consagração e esforço.
Paulo escreveu: “Sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” 1 Co. 15.58
Temos portanto de fazer a Obra tendo consciência:
1º) Que a Obra é do Senhor;
2º) Que estamos subordinados Àquele que está responsável por edificar essa Obra: o Espírito Santo. Temos de O buscar, ouvir, usar os seus recursos e obedecer de coração à sua vontade;
3º) Que devemos servir com todas as nossas forças, sabendo que o nosso trabalho não é vão desde que seja feito no Senhor.
COOPERADORES DE DEUS
É para participarmos na edificação desta Obra que Deus nos chama. Não para sermos os donos da Obra, ou para a realizarmos de acordo com a nossa vontade própria. Mas para cooperamos na sua realização.
Como diz Paulo: “Nós somos cooperadores de Deus…” 1 Cor. 3:9
Somos cooperadores do Pai, do Filho e do Santo Espírito! Que bênção extraordinária! Haverá na terra algum privilégio superior a este? Sem dúvida que não.
Que cada um de nós tenha sempre em mente a seriedade desta Obra planejada na eternidade que envolve Deus Pai, Filho e Espírito Santo. E que o nosso coração se encha sempre de gratidão por o Senhor nos permitir cooperar, ainda que de modo tão diminuto e imperfeito, na edificação da Sua Obra!
Na Obra há um lugar reservado para os homens, servos de Deus, chamados a edificar sobre o fundamento e debaixo da direção do Espírito Santo.
TRÊS PRINCÍPIOS
A nossa participação na realização da Obra obedece a três princípios básicos:
a) tem de ser feita debaixo da direção do Espírito Santo, e jamais fora da sua autoridade;
b) não podemos colocar outro fundamento além do que foi lançado pelos primeiros apóstolos;
c) temos de zelar pelo uso dos materiais adequados para edificar a Obra.
TRÊS PRINCÍPIOS GERAIS
TRÊS princípios gerais que o Senhor nos ensinou e que são marca Sua na Obra do Espírito Santo. São princípios que nos ajudam a discernir aquilo que vem da Sua parte, em contraste com aquilo que é obra do homem.
a) A marca da Trindade na Obra;
b) Os recursos da Obra vêm de Deus;
c) A Obra é feita por revelação.
CONCLUSÃO
Temos de compreender uma coisa simples: a Obra de Deus é sempre a mesma, com os mesmos fundamentos, os mesmos recursos e seguindo o mesmo projeto.
Mas o Espírito Santo manifesta-se com ênfases distintas em momentos proféticos também distintos.
Dc. Josenilson Félix

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close